Notícias | Carreiras, Profissões, Mercado de Trabalho e Cursos

Educação ambiental na politica das empresas e na sociedade AMBIENTAL

Postado em 01/12/2015 por PÓS UCAMPROMINAS

Educação ambiental na politica das empresas e na sociedade AMBIENTAL

Sustentabilidade é a palavra da moda e está cada vez mais em voga nos comentários do cotidiano após o rompimento das barragens de rejeitos na cidade de Mariana, em Minas Gerais, que vem devastando o Rio Doce e prejudicando a população que dependem de suas águas.

Debater questões socioambientais e ter análise crítica sobre esse cenário faz parte do perfil de um profissional atualizado com o que ocorre ao seu redor. Além da preocupação com a fauna e flora, as questões com o meio ambiente perpassa pela economia.

Atualmente, muitas empresas vêm mudando suas politicas de exploração, saindo do modelo de extrativismo sem controle, que explora recursos naturais até o seu esgotamento, e adotando uma exploração de forma que a matéria prima se torne renovável.

Esta é uma preocupação não só das empresas, mas também dos governos de todo o mundo que, inclusive, estão reunidos até o dia 11 de dezembro em Paris, França, para a Conferência do Clima 2015 (COP 21).

De acordo com o engenheiro ambiental, Hudson Soares de Souza, a contratação de um profissional especializado na área ambiental é um ganho para a empresa. “Seja através da contratação direta, integrando o quadro de funcionários ou mesmo através da contratação de uma consultoria ou profissional liberal para auxiliar na gestão ambiental, é necessário que as empresas busquem por este profissional, ainda mais no momento em que o país e o mundo estão passando”, afirma Hudson.

O engenheiro ainda acrescenta que um profissional com especialidade pode atuar de diversas formas dentro da instituição, seja de forma preventiva, aplicando técnicas sustentáveis na produção; seja de forma corretiva, visando corrigir os possíveis danos causados à natureza pela empresa devido às suas atividades; ou ainda realizando um trabalho para incentivar a qualidade ambiental na empresa, com propostas de projetos sustentáveis, entre os funcionários e comunidade em que ela está inserida.

Para o interessado em se especializar na área ambiental, Hudson Soares, faz a seguinte recomendação: “Quanto à especialização, depende muito das aptidões e dos interesses do profissional que quer se aprofundar na questão ambiental. Um curso de Gestão Ambiental, por exemplo, é próprio para aquele que quer entender um pouco de todos os aspectos do meio ambiente”, destaca o engenheiro ambiental.

Outros cursos indicados

AUDITORIA AMBIENTAL-495 horas

CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL-600 horas

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE-495 horas

 GESTÃO AMBIENTAL-495 horas

MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE-495 horas

PROJETOS E LICENCIAMENTO AMBIENTAL-495 horas

 

Estude na comodidade de seu lar, tenha flexibilidade do seu tempo, conquiste o seu certificado de pós graduação

Parceiros

Universidade Candido Mendes
ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância
LeadBrand - Soluções em Marketing Digital

Contato